Se você quer saber o que é LGPD nas empresas, vamos começar pelo começo, a Lei Geral de Proteção de Dados, estabelece diretrizes sobre a coleta, armazenamento, compartilhamento e uso de dados pessoais e sensíveis dos indivíduos por empresas públicas e privadas, o seu descumprimento pode ocasionar em multas e sanções.
É de extrema importância que as empresas que trabalham com a captura de dados dos clientes estejam adequadas às diretrizes da LGPD, pois isso pode se tornar uma oportunidade de criar um relacionamento com o consumidor pautado em transparência, confiança e solidez, fortalecendo as oportunidades de negócios e universo da marca.
O que é LGPD nas empresas e como adequar a minha empresa ?
Adequar sua empresa às diretrizes da LGPD é garantir aos consumidores um cenário de segurança jurídica no que se refere aos dados pessoais e sensíveis que é disponibilizado para a instituição, seja em meios digitais ou nas lojas físicas.
Por isso, separamos algumas dicas para que você possa aplicar no seu negócio e garantir as boas práticas das normas da LGPD.
- 1 – Descubra as vulnerabilidades de segurança
O primeiro ponto a ser resolvido durante o processo de adequação a LGPD é a correção das lacunas de segurança nos processos de privacidade e proteção de dados dos consumidores.
- 2 – Identifique quais são os dados essenciais para o seu negócio
Nem sempre é necessário adquirir dados em excesso dos seus clientes. Identifique quais são os dados essenciais para que as funções do seu negócio sejam exercidas e os armazene em locais seguros.
- 3 – Tenha uma equipe consciente
Treinar e conscientizar sua equipe sobre as diretrizes da LGPD vai fazer com que todos os seus colaboradores tenham conhecimento da importância da proteção dos dados dos consumidores e isso irá evitar possíveis situações de vazamento de dados.
Confira também:
- 4 – Faça um mapeamento de dados
Dentre os dados selecionados como essenciais para o funcionamento do seu negócio, identifique quais são os dados sensíveis e quem tem acesso a tais informações.
Esse mapeamento vai permitir que você tenha a noção das informações que estão disponíveis no seu banco de dados.
- 5 – Controle os acessos às informações sensíveis
Controlar o acesso às informações sensíveis não quer dizer que você não tem confiança nos seus funcionários. Isso quer dizer que na sua empresa existe uma organização hierárquica e respeitosa quanto ao acesso aos dados dos titulares.
Além de ser uma medida preventiva que pode evitar situações constrangedoras entre os próprios colaboradores e com os clientes.
- 6 – Esteja preparado para imprevistos
Imprevistos acontecem e quando situados no meio digital, estamos lidando com uma gama de possibilidades de situações desagradáveis como falhas no sistema operacional, invasão por hackers, vírus e até mesmo a perda de dados.
Conclusão
É importante estar preparado para lidar com episódios como os citados acima. Neste caso, o indicado é criar e manter o Plano de Continuidade de Negócio sempre atualizado, pois nesses momentos você terá um direcionamento de como gerir a crise.
Seguindo essas dicas, o seu negócio estará sendo introduzido ao universo das regras da LGPD de bem inicial e superficial. Para a implementação da LGPD é necessário um plano de ação bem pensado e estruturado, exclusivamente para a sua empresa.
Nesse caso, não hesite em procurar por um profissional da Confiance, nossos profissionais estão sempre a disposição! Se você gostou desse artigo e quer continuar tendo acesso a informações valiosas como essa, continue acompanhando nosso blog!