A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada com o foco de proteger a liberdade e privacidade dos brasileiros no mundo virtual, através de uma série de normas e padronizações que seguem parâmetros internacionais.
Sendo assim, é muito importante ficar atento às limitações impostas pela nova legislação, evitando assim uma série de consequências que podem impactar profundamente o seu negócio.
Confira agora o que pode acontecer caso sua empresa desrespeite a LGPD.
Entenda o que é a LGPD e porque ela importa para sua empresa
A LGPD entrou em cena para proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade dos brasileiros no meio físico ou digital. Ela discorre sobre a aquisição, uso e armazenamento de informações e delimita regras claras sobre como essas ações devem acontecer.
De forma simples, antes de coletar e tratar dados pessoais, o responsável deve solicitar a permissão do usuário e explicar claramente a finalidade desta ação.
Assim, a sua empresa deve compreender e aderir a esta nova cultura de privacidade e proteção de dados a fim de evitar possíveis sanções. E quais são elas? Confira abaixo.
Quais os riscos de não seguir a LGPD?
As sanções impostas pela LGPD já estão valendo e quaisquer empresas que não estiverem adequadas a essa nova realidade podem sofrer consequências.
Advertência
A primeira e mais leve sanção é realizada através de advertência. Desta forma, o governo oferece um período para que medidas corretivas sejam implementadas.
Multas milionárias
Esta é uma das que mais assustam os empresários, já que a multa é de até 2% do último faturamento declarado limitada a 50 milhões de reais. Além de multas diárias.
Vale salientar que a multa é aplicada por cada infração, ou seja, se houver múltiplas infrações, essas penalizações podem representar um verdadeiro furo nas finanças da sua empresa.
Má reputação entre seus clientes
Nem todas as punições são financeiras, outra questão que também está prevista na lei é a publicização das infrações; o que pode gerar uma verdadeira crise de imagem e fazer com que sua empresa perca clientes, parceiros e fornecedores.
Exclusão dos dados
Além das sanções acima, também pode ser determinado o bloqueio dos dados até que as infrações encontradas sejam regularizadas ou mesmo a eliminação dos dados.
Esta última consequência também pode ter sérias consequências para sua equipe de marketing e vendas.
Como se adequar às exigências da LGPD?
Se adequar a uma nova realidade nem sempre é algo simples, contudo, sempre é necessário. Apesar de ser um processo diferente para cada empresa, existem alguns direcionamentos que podem te colocar no caminho certo:
- Leia e compreenda a lei por completo;
- Envolva o time de TI com outras áreas relevantes como jurídico e marketing;
- Seja extremamente transparente em todos os pontos de coleta de dados;
- Peça permissão para utilizar os dados;
- Invista em segurança digital para evitar problemas com vazamentos de informações.
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