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Due diligence empresarial

A due diligence empresarial é um processo essencial para a análise e avaliação minuciosa de uma empresa, principalmente em contextos de fusões, aquisições ou investimentos. Em São Paulo, um dos principais centros econômicos do Brasil, a realização dessa auditoria se torna ainda mais estratégica, dada a competitividade e o dinamismo do mercado local. A due diligence é solicitada por interessados em compra ou fusão de empresas e também por quem quer vender, pois quer conhecer de antemão os questionamentos que serão feitos pelo comprador.

Neste artigo, entenda a importância da auditoria para o processo de due diligence e como escolher uma parceria ideal para realizar essa etapa.

O que faz uma auditoria no processo de due diligence?

No processo de due diligence, uma auditoria tem como principal objetivo fornecer uma análise detalhada e imparcial da situação financeira, legal, fiscal e operacional de uma empresa. Assim, um potencial vendedor ou investidor pode tomar decisões mais seguras no processo de aquisição ou venda de empresas. 

Durante esse processo, a auditoria identifica diversos fatores. Por exemplo, possíveis riscos, passivos ocultos, oportunidades de melhoria e aspectos críticos que podem impactar o valor ou a viabilidade do negócio. 

Processos de auditoria na due diligence empresarial

  • Revisão de Documentos Financeiros: Análise de demonstrações, balanços e relatórios contábeis com o intuito de verificar a saúde financeira da empresa, a precisão das informações fornecidas e identificar riscos legais e possíveis passivos ocultos;
  • Análise de Contratos: Avaliação detalhada dos contratos da empresa (com clientes, fornecedores e funcionários);
  • Compliance Fiscal e Trabalhista: Verificação da conformidade fiscal e trabalhista da empresa, incluindo o pagamento dos impostos e contribuições e a regularidade nas declarações no âmbito federal, estadual e municipal;
  • Avaliação de Processos Operacionais: Exame de processos internos como por exemplo gestão de estoques, produção e controles operacionais, com o intuito de identificar ineficiências ou riscos que possam impactar o valor do negócio;
  • Compliance legislativo: Verificação da conformidade da empresa com as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo a análise de litígios pendentes e contratos jurídicos que possam afetar a transação, questionamentos ambientais, etc.

Qual a importância de uma auditoria para o processo de due diligence?

A due diligence é essencial para o processo de aquisição ou venda de uma empresa. Ela proporciona uma análise aprofundada da saúde financeira, fiscal e operacional da empresa alvo. Assim, com ela, é possível validar todas as informações da empresa, evitando assim distorções sobre seu valor. 

Ou seja, a auditoria para due diligence atua na mitigação de riscos associados às transações entre empresas. Além disso, ela reduz incertezas e aumenta a confiança no negócio. Por isso, dado seu grande papel no processo de negociação, é importante buscar uma empresa de auditoria especializada e confiável para atuar.

Onde encontrar uma auditoria para o trabalho due diligence?

Para garantir a eficiência de seu processo de due diligence, conte com a Confiance Auditores Independentes.

Auditamos empresas e instituições financeiras nacionais e estrangeiras, executando trabalhos de auditoria das demonstrações financeiras e de due diligence para venda ou aquisição de empresas.

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