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Auditoria interna em instituições financeiras

A auditoria interna é um departamento da empresa ou instituição financeira que tem por objetivo, verificar se as políticas e normas da empresa, a legislação federal, estadual e municipal, bem como as boas práticas de administração vem sendo seguidas. É um componente do Controle Interno dessas entidades e essencial para que haja uma boa Governança Corporativa.

A auditoria tem uma atuação ampla, não se restringindo as áreas operacionais e de back office. Deve estar atenta aos riscos que a empresa ou instituição financeira esta sujeita, mas que às vezes passa despercebido, como o Risco de Imagem,  Ambiental, Social, Legal,  além dos riscos mais palpáveis como o Risco de Liquidez, de Crédito, de Mercado, Operacional e outros.

A auditoria Interna deve ter ferramentas e um staff atualizado para poder contribuir para perenidade das empresas e instituições financeiras.


Quais as peculiaridades da auditoria interna de instituições financeiras

Essa ferramenta é obrigatória nas instituições financeiras. Essa obrigatoriedade é determinada pela Resolução 4.879, que regula o seu funcionamento. O responsável pela Auditoria Interna fica registrado no Banco Central. A nomeação, a designação, a exoneração ou a dispensa do chefe da atividade de auditoria interna deve ser aprovada pelo conselho de administração e comunicada ao Banco Central do Brasil.

A atividade dessa ferramenta deve:

I – ser independente das atividades auditadas;

II – ser contínua e efetiva; e

III – dispor de:

a) recursos suficientes para o desempenho dos trabalhos de auditoria;

b) canais de comunicação definidos e eficazes, para relatar os achados e avaliações decorrentes dos trabalhos de auditoria; e

c) pessoal em quantidade suficiente, adequadamente treinado e com experiência necessária para o exercício de suas funções.

A auditoria interna de instituições financeiras tem um escopo extenso de exames obrigatórios, tais como:

  • Exame das áreas Core da instituição
  • Cadastro de Clientes
  • Gestão de Riscos
  • Prevenção a Lavagem de Dinheiro
  • Tecnologia da Informação
  • Relacionamento com clientes
  • Revisão Sistema de Controle Interno
  • Ouvidoria
  • Etc.


A resolução 4.879, determina ainda, que a auditoria interna elabore um Planejamento dos Trabalhos e um Relatório Anual sobre os trabalhos realizados.

Se uma empresa ou instituição financeira deseja implantar uma área de auditoria interna ou terceirizar essa atividade, converse conosco aqui da Confiance e entenda melhor como nossos especialistas podem te ajudar.

Com uma vasta bagagem de experiência no mercado e profunda especialização na área, temos certeza que seu negócio pode se beneficiar desta parceria.

Esperamos seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até muito em breve.