A auditoria é uma ferramenta interessante para diagnosticar falhas e identificar possíveis pontos de melhorias para as empresas. Esse diagnóstico é dado através de relatórios e existe um para cada caso, são vários tipos de relatórios de auditoria onde é exposto as conclusões situacionais da empresa.
Cada tipo de relatório tem uma finalidade e é aplicado para uma situação específica, mas em todos, o conteúdo deve ser sempre apresentado de forma clara e objetiva, sugerindo metodologias de prevenção e de correção, de forma que seja de fácil compreensão para o cliente auditado.
Da mesma forma que existem vários tipos de relatório, também existem vários tipos de auditoria. Por isso, o auditor deve selecionar o mais adequado para a auditoria que estiver sendo solicitada pelo cliente e para a apuração dos fatos.
Veja também:
Conheça os tipos de relatórios de auditoria
Existem 5 tipos de relatórios de auditoria, sendo eles sintético, analítico, especial, parcial e verbal. Confira as particularidades de cada um:
1 – Auditoria contábil
Focada na revisão e verificação dos registros financeiros e contábeis da organização, garantindo que estejam corretos e em conformidade com as normas e leis vigentes.
Essa auditoria investiga documentações, patrimônio e todas as conformidades legais, buscando reduzir os erros e manter a saúde financeira.
2 – Auditoria financeira
Visa avaliar as demonstrações financeiras da empresa e, dessa forma, garante a veracidade dos dados e que estes reflitam adequadamente a realidade financeira da organização.
Dessa forma, através de análise de aplicações e investimentos, os profissionais responsáveis conseguem ajudar a aumentar o controle financeiro e dar mais segurança aos controles internos do financeiro. Além disso, pode envolver também um sistema de gestão financeira.
3 – Auditoria fiscal e tributária
Essa auditoria envolve a verificação do cumprimento das obrigações fiscais e tributárias, analisando se os tributos estão sendo corretamente recolhidos e se há conformidade com a legislação fiscal.
4 – Auditoria operacional
A auditoria operacional analisa os processos e rotina nas operações da empresa para verificar sua eficiência, eficácia e se estão de acordo com os objetivos estabelecidos.
Dessa forma, os profissionais responsáveis por essa auditoria podem ajudar na administração da sua empresa.
5 – Auditoria de sistemas
Focada na análise dos sistemas de informação, a auditoria de sistemas analisa a segurança dos dados, a integridade dos sistemas e a eficiência dos processos tecnológicos.
Assim, esse tipo de auditoria também cuida e implementa softwares de gestão que ajudam nas tarefas.
6 – Auditoria ambiental
Esse tipo de auditoria se relaciona com as práticas da empresa relacionadas ao meio ambiente, garantindo que estejam em conformidade com as legislações ambientais e buscando a sustentabilidade.
Atualmente, é muito importante que as empresas sejam eco-friendly, e a auditoria ambiental pode ser uma maneira de atingir esse status, que pode, inclusive, resultar em redução de custos. Além disso, deixa a empresa bem vista no mercado e para os consumidores.
7 – Auditoria de qualidade
A auditoria de qualidade verifica se os processos e produtos da empresa estão de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos. Assim, visam a melhoria contínua e a satisfação dos clientes.
Alguns desses processos analisados, por exemplo, são os métodos de trabalho, os produtos, e as normas da companhia. A auditoria verifica também normas de vigilância sanitária e permite melhorar os processos internos da empresa.
Como saber qual é o tipo de auditoria preciso?
Não existe uma regra as auditorias, tudo depende das necessidades da sua empresa. No entanto, é importante contar com profissionais especializados, como os da Confiance, para te explicar o passo a passo.
Com uma auditoria bem feita, é possível identificar melhorias na gestão em diversas partes da empresa. Por isso, para começar, entre em contato contato conosco e converse com o nosso time de especialistas em auditoria!