A implantação da LGPD para PMEs foi flexibilizada, então é possível ter um processo um pouco menos rígido no que diz respeito à gestão de privacidade. Ainda que seja latente a responsabilidade pelo uso de dados, quando se fala nas empresas de pequeno e médio porte, certas estruturas de proteção são simplesmente inviáveis.
Hoje, vamos comentar um pouco como aplicar a LGPD para PMEs. Se tiver alguma dúvida ao fim da leitura, não hesite em falar conosco aqui na Confiance.
LGPD para PMEs, o que há de se saber
Com o objetivo de cuidar do gerenciamento de dados dos clientes e implementar ferramentas capazes de proteger a privacidade das pessoas, a LGPD é uma lei que abrange a União Europeia e passou a se espalhar pelo mundo como uma tendência social.
A adequação às normas da LGPD, de forma completa, pode ser complexa, ainda que diante dessa dificuldade, alguns primeiros passos possam ser tomados, a exemplo da oferta de um Relatório de Impacto à Proteção de Dados, conhecido como RIPD. Por meio desse relatório, é possível não somente identificar como minimizar riscos associados ao processamento de dados de terceiros.
O relatório também visa conter a descrição dos tipos de dados coletados, a metodologia de coleta, assim como a maneira por meio da qual tais dados são mantidos em segurança. Isso promove maior transparência da empresa perante suas pessoas consumidoras e investidoras
.
PMEs devem se atentar, depois de dar esse passo inicial, a:
- Criar uma cultura organizacional voltada à proteção de dados;
- Implementar processos e revisões contratuais, políticas e normas internas que visem estar de acordo com a LGPD para PMEs;
- Garantir a prática de governança e conformidade em novos serviços prestados ou em novas atuações que a empresa se proponha a;
- Implementar melhorias contínuas à forma que a marca se porta perante os dados.
Todo o processo deverá ser acompanhado pela pessoa especialista em TI de seu negócio, a fim de ter total capacidade de implementar os mecanismos virtuais com celeridade e a prova de invasões.
A LGPD para PMEs é mais que uma proteção, é uma responsabilidade
O vazamento de dados como os de pagamento, por exemplo, podem gerar uma série de problemas, tanto para os consumidores, quanto para a própria empresa. Tomar cuidado e seguir os ditames da LGPD é algo que deve estar no topo das prioridades de qualquer marca que deseja ser bem reconhecida no mercado.
Para ajudar você a entender melhor a importância disso, das práticas de governança como um todo, nossa equipe aqui da Confiance convida você a uma conversa.
Converse conosco aqui da Confiance e entenda mais sobre o assunto
Na Confiance você tem acesso a uma equipe de especialistas dotada de vasta experiência na área empresarial, com foco na melhor compreensão da legislação contábil e nas práticas de governança que são tão necessárias no atual contexto social.
Que tal entender melhor como a nossa equipe pode fazer a diferença na sua empresa? Converse com um de nossos profissionais agora mesmo e entenda mais sobre o assunto.