A sigla ESG vem do inglês, dos termos “Environmental, Social and Governance”, ou em português: Ambiente, Social e Governança. Pode soar caótico e até ininteligível, mas no fim ESG lista as boas práticas relacionadas a esses 3 elementos. Portanto, a aplicação do ESG tem ligação direta com as práticas de uma empresa para:
– Reduzir impactos negativos no meio ambiente;
– Contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária;
– Ter responsabilidade pelo público que cerca a empresa.
No decorrer desse artigo vamos explorar, e estudar: o que é e quais os benefícios do ESG. Qualquer dúvida que tiver, não hesite em falar com um de nossos profissionais da Confiance.
O que é ESG?
O termo tem sua primeira aparição oficial em um relatório da Organização das Nações Unidas, onde 20 instituições financeiras se reuniram para desenvolver soluções que visavam a reforma do capitalismo, tornando-o mais social, responsável com a natureza e com a população afetada pela atividade empresarial.
No argumento de que “quem se importa, vence”, os pilares fundados do ESG são:
Ambiente
Pondo em pauta a importância de ter práticas organizacionais voltadas para a proteção e conservação do meio ambiente, estimulando empresas a trabalharem o que pode ser feito quanto ao gerenciamento de resíduos, eficiência energética, desmatamento, poluição do ar e da água, emissões de carbono e mais.
Social
Aqui as relações e organizações sociais são colocadas em foco, levantando questionamentos a respeito da satisfação dos clientes, a proteção dos dados, a diversidade dos times, a boa remuneração dos profissionais, o direito ao descanso, o respeito aos direitos humanos, a boa relação com a comunidade e assim por diante.
Governança
Por fim, temos a governança, que é uma das regras empresariais mais relevantes para empresas modernas. Aqui, procura-se pautar uma corporação menos corrupta, que dê de volta à comunidade aquilo que arrecada com os lucros, e para isso presta atenção na remuneração dos executivos: cria-se um canal de denúncias de casos internos, nutre uma boa relação com o governo e políticos, estrutura comitês de auditoria, regra as condutas corporativas e mais.
Quais são os benefícios do ESG?
Por meio de uma atenção aos citados elementos, não somente a imagem da empresa ganha um véu de maior confiabilidade e responsabilidade social, como também de atualidade.
Percebe-se que as empresas que visam tão somente o lucro são grandes responsáveis, se não as responsáveis principais, pelas mazelas sociais de desigualdade, como o aquecimento global e outros fenômenos sociológicos.
Ao se portar enquanto uma empresa que luta contra essa tendência, as organizações conseguem se destacar, demonstrando uma atenção bastante positiva e capaz de levar a empresa a um novo patamar de sucesso, alcançando não somente os clientes fiéis, como possíveis investidores.
A Confiance pode te ajudar
Se você acredita que os princípios do ESG podem elevar sua empresa, ou mesmo deseja entender melhor como esse serviço funciona na prática, que tal conversar conosco aqui da Confiance Auditores? Nossos especialistas vão te auxiliar melhor sobre os impactos do ESG, as oportunidades que se abrem, assim como, o papel da auditoria ao adotar esses princípios.
Esperamos seu contato desde já, um grande abraço e até mais.